Serviços


Coleta:

Os resíduos do sistema de saúde são depositados em bombonas de termoplásticos com os devidos reforços para manuseio e transporte, previamente enviadas para os geradores. A segregação e o acondicionamento são executados pelo próprio gerador, garantindo o mínimo contato dos coletores e a não exposição dos RSS.

Os resíduos são acondicionados, pelo pessoal responsável pela segregação dos resíduos e limpeza das unidades de saúde, em bombonas, fornecidas pela EcoFire, confeccionadas em polietileno de alta densidade. Estas bombonas poderão vir com chip caso o cliente queira o acompanhamento da destinação final do seu resíduo, mostrando transparência e lisura nos trabalhos da empresa. A EcoFire oferece a seus clientes material de apoio como encartes e panfletos tratando da importância da correta segregação dos resíduos.

As bombonas utilizadas têm capacidade de armazenamento de 200, 50 e 20 litros (25, 6 e 2,5 kg respectivamente), conforme a produção diária de resíduos de cada estabelecimento.

Após a utilização e a remoção do seu conteúdo, as bombonas são higienizadas por lavagem em água com alta pressão e produtos bactericidas apropriados e novamente encaminhadas às unidades de saúde para reúso.

A coleta dos resíduos, devidamente acondicionados nas bombonas, nas unidades de saúde será executada de forma padronizada e "porta a porta", atendendo à programação pré-definida e às frequências entre a EcoFire e o gerador, formas adequadas e seguras para o seu manuseio.

Transporte:

Os caminhões são equipados, devidamente preparados e identificados, seguindo um roteiro pré-determinado, com motoristas treinados em transporte de RSS e com o curso MOPP. A manutenção preventiva será realizada por técnico treinado, em intervalos regulares. O tipo de veículo a ser utilizado para a coleta e transporte dos resíduos será estabelecido de acordo com o tamanho da bombona, ou seja, para bombonas de 200 litros serão utilizados caminhões tipo baú e para bombonas de 50 e 20 litros serão utilizados furgonetes.

As bombonas serão carregadas dentro dos carros de coleta, de modo que não haja possibilidade de tombamento, sendo elas presas por cabos ou cordas durante o transporte

A coleta e o transporte dos resíduos serão executados em diferentes horários, a fim de atender as unidades de saúde dentro de seu horário de funcionamento.

Incineração:

O incinerador da EcoFire foi projetado para incinerar resíduos de maneira limpa e segura, sem causar danos ao meio ambiente, sendo fabricado sob tecnologia nacional e importada e construído sob normas internacionalmente conhecidas, como a E.P.A. Americana.

Possui duas câmaras de combustão (primária e secundária) revestidas com material refratário e de isolamento compatíveis com as temperaturas praticadas.

Os queimadores são automáticos, com acendimento elétrico e sistema de segurança para chama. A temperatura é controlada para que ocorram ótimas condições de combustão, correta temperatura e economia de combustível. A incineração é feita em forno rotatório como orienta a legislação atual. Na Câmara Primária existe 1 queimador 350.000 Kcal/h com controle automático e na câmara secundária outro queimador de 500.000 kcal/h também todo automatizado.

Eco Tratamento

O produto final, resultante da incineração dos resíduos sólidos e líquidos, será vapor de água sem qualquer dano ao meio ambiente.

O que fazemos

A EcoFire tem o objetivo de tratar os resíduos com uma responsabilidade ecológica.

  • Tratamento de resíduos hospitalares
  • Tratamento de resíduos industriais
  • Tratamento de resíduos perigosos

Onde Estamos

A localização foi estrategicamente definida para atender o mercado da Zona da Mata Mineira e cidades vizinhas.

Endereço: Rodovia BR 040 Km 822, Simão Pereira / MG
Telefone: (32) 3272-1534
E-mail: atendimento@ecofirebr.com.br